sábado, 7 de agosto de 2010

Mães sem ensaio

Sabe, eu nunca me imaginei exatamente em situações complicadas. As pessoas veem e falam das situações, como, por exemplo, de pessoas queridas em que faleceram; como tios, primos, uma grande frequência de avós (eram tão fofos!), amigos, namorados e infelizmente, pais. Enfim, isso acontece sempre com outras pessoas. Eu nem sei bem o que é perder realmente alguém. Só namorado, sendo o motivo de um término. É.
Imagino que seja muito difícil, mas creio que não sinto tanto esse "beliscão de realidade", pois isso não aconteceu com uma pessoa que vive próxima à mim e o que resta na hora para dizer é: "sinto muito."
Portanto, se não acontece comigo, fica tudo bem daqui a uma semana. Acho que isso não é uma mentira. Em suma, fico mal e elas arrasadas.
Descobrir que está grávida é também um acontecido bem inesperado, não? Bem, creio que engravidar não é motivo para descontrole, mas é motivo de felicidade. Ao contrário de outros, totalmente despreparados, é motivo de quase um desespero mesmo. Ou não, dependendo.Assuntos sobre adolescentes gestantes, em que ainda nem tiveram aniversários de 15 anos ou nem terminaram seu ensino médio, é considerado algo que está acontecendo muito, mas destacando, sendo uma coisa que não pudesse ocorrer com pessoas tão jovens e tão próximas, acreditava eu, porém, me enganei. Nós não estamos prevenidos de nada e digo, "não prevenidos", literalmente. Então, como deve ser mãe, muitas vezes, imatura?
O sexo já deixou de ser um tabu faz tempo, pois as conversas censuradas entre família e até mesmo com o próprio marido fazia esse assunto um grande mostro de "7 cabeças sem órgãos sexuais" (?!). Essa época devia ser tenso mesmo. Tinha até um sério problema em explicar para suas filhas como usar um simples absorvente ):
Falar sobre sexo proporciona grandes perguntas em que pode-se ser respondidas sem nenhuma vergonha. Sexólogas são a parte mais engraçada disso. "Como conseguem, meu Deus?" Mas respondem.
Acho que não falta nenhum tipo de comunicação de como acontece e de como se previne. Somos jovens não completamente maduros. Nós somos a impulsividade, mas podemos ter "cabeça".
Barriga cresce, corpo muda, adolescência vai sem demorar muito e logo já está cuidando de um bebê. Imagina só! Eu não consigo me imaginar exatamente. A ficha não cai, e agarra ainda mais essa ficha, quando acontece com alguém que nunca imaginaria.
E com minha sinceridade, espero que essas meninas tenham grandes momentos e descobertas, pois nada mais é do que um enorme aprendizado e um "beliscão de realidade".
É preciso prevenção e consciência. Espero não esquecer disso também.
"Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo. Não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto. Não conhecia esse laço que existia entre a mãe e sua criança. E não imaginava que algo tão pequeninino, pudesse fazer-me sentir tão importante."

11 comentários:

  1. Na verdade quando uma coisa acontece ali do lado, ficamos meio deslocados.
    Gravidez não planejada é complicado, mas muitas garotas conseguem tirar disso a melhor parte.
    Ainda bem.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Filhos são maravilhosos! Sou apaixonado pelos meus pequenos! Fui pai pela primeira vez com 26 anos, sendo que já estava casado a 4. Me sentia o cara mais despreparado do mundo com a tremenda responsabilidade de criar um filho, ama-lo e educa-lo em um mundo podre. Me imagino sendo pai aos 16... glup! tenso.

    Solano França
    pequenoinferno: http://solfranca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não consigo me imaginar com um filho nos braços hj, mas infelizmente a cada dia isso tem se tornado mais normal, pessoas sem estrutura alguma se tornando pais de uma hora pra outra!
    Muitas das vezes são crianças cuidando de outras!

    ResponderExcluir
  4. Nós somos como um álbum de figurinhas. Quando se ganha uma 'figurinha' nova, se leva um desses beliscões de realidade. É a vida! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A maternidade é uma dádiva, porém é preciso preparo.


    Grazi, entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho um certo pavor a este assunto, acho que um pouco se deve ao fato de todas as minhas amigas de infância hoje serem todas donas de casa, mães... e tudo isso acontecer muito cedo. Penso e quero viver essa experiência, mesmo achando que não estarei 100% pronta nunca... aliás dificilmente alguém se encontrará 100% pronto. É uma responsabilidade e tanto, e pior de tudo não existe ensaio...

    Beijosssssssssssssssssss

    Saudades de vir aqui!

    ResponderExcluir
  7. Olha, muito bom o texto ! É uma forma de mostrar que nem todas estão prontas né?!

    Adorei !
    Beiiijos
    tosegindo.

    ResponderExcluir
  8. Na realidade:filhos são das mães...pensem bem nisso.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Graazii!
    Muito boom, realmente o assunto é tenso e polêmico née...

    Gostei do texto!
    To te seguiiindo...
    Me segue também! =D

    Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Na maior parte do tempo vemos coisas assim e ficamos bem mal, mas nada se compara ao que quem vive a situação de verdade está sentindo! Sempre achei bem estranho pensar nisso. É como dizem " acho que só vou saber mesmo como sou quando perder pra sempre algo que realmente faz falta", só nos damos conta de como é quando algo nos pega de surpresa.

    ResponderExcluir
  11. Graziiii *-*
    nossa que assunto! E só de pensar que esse tipo de coisa está cada vez mais perto de nós, envolvendo amigas, e familiares é um tato assustador né? maas...
    saudades, amiga!
    sz

    ResponderExcluir

o você acha disso, hm?